Ramal Analógico, Digital e IP

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Ramal Analógico, Digital e IP

Basicamente no mercado, está à venda 3 tipos de ramais, os Analógicos (Menor Custo), os Digitais (Alguns diferenciais) e os Ramais IP’s (Melhor Custo x Benefício), cada tipo de ramal possui seus benefícios e desvantagens, que vão desde alto valor de investimento à qualidade de tecnologia escolhida, porém também devemos nos atentar, quando devemos empregar certo tipo de ramal.

Irei descrever o que cada tipo de ramal pode trazer de benefício, começando pela tecnologia mais utilizada no Brasil, a analógica, hoje a maioria das empresas ainda adotam este tipo de tecnologia pois se trata de uma tangente barata que o usuário “Acha” que o atenderia(Por talvez não conhecer outros investimentos), é dado como investimento baixo pois é realizado somente na “Quantidade de Portas” analógicas no PABX, e posteriormente adquirindo um Telefone convencional de “R$50,00”;

Para clientes que exigem uma qualidade de serviço maior, existem os telefones Digitais, telefones estes que utilizam o sinal analógico e transformam em sinal digital, as diferenças entre os Ramais analógicos e os ramais Digitais(KS) não são muitas, exemplo, Visor com informações atualizadas pelo PABX, Telefones para Recepcionistas com facilidade de transferências e conferências, entre outras, porém acredito que seria o pior investimento a ser feito, pois nestes casos temos que adquirir Telefones da mesma fabricante que seu PABX além do custo da porta específica para telefones digitais, ou seja, você terá um investimento com Telefone e Porta.

E por último a tecnologia de Ramal IP, no qual utiliza sua própria rede (LAN), as facilidades destes terminais são imensamente melhores que as tecnologias anteriores, uma dessas facilidades é o famoso Softphone, que você simplesmente pode transformar seu Notebook (Ou PC) em um telefone, ou seja eliminando totalmente a necessidade de ter um telefone na sua mesa, ou até mesmo acessar seu ramal de algum local que possua Wi-Fi, outra funcionalidade também muito conhecida é utilizar a extensão de seu Ramal no seu próprio celular e outras adentro, quanto ao custo x beneficio desta solução acaba sendo parecido com o investimento em Ramais digitais, uma vez que só existe a necessidade de adquirir o Telefone, salvo em alguns casos que fabricante também exige licenças para o equipamento funcionar;

TELEFONIA COMUM X TELEFONIA IP: PRÓS E CONTRAS

Telefonia Convencional

A telefonia convencional ainda lidera no ranking de planos mais escolhidos. O sistema definido pela RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada) consiste na transmissão de voz e sinais telefônicos entre dois pontos fixos determinados, entre emissor e receptor. A comunicação é feita, quando o assinante emissor com o PBX estabelece comunicação, através de uma rede telefônica tradicional (TDM), com o PBX do assinante receptor. As principais características da telefonia convencional são:

•        Conversão de dados analógicos em digitais nas centrais telefônicas
•        Tráfego de voz em sistema digital de 64kbit/s
•        Banda destinada exclusivamente à voz
•        Conversão dos dados digitais em analógicos novamente
•        Comutação por circuito

Telefonia IP

Diferente das telefonias comuns, a telefonia IP funciona com tecnologia VOIP. Na sua concepção o usuário assinante usa um adaptador IP, para telefone convencional, ou um telefone IP juntamente a uma boa conexão de banda larga. A comunicação estabelecida por este meio é um pouco mais complexa tecnicamente. O telefone com tecnologia IP é conectado ao roteador de internet e através da rede ele consegue fazer comunicação com o outro aparelho receptor. Esse tipo de telefonia é caracterizado por:

•        Envio de voz pode ser comprimido ou não, com a compressão chegando a 5,3kkbit/s
•        Intervalos de silêncio suprimidos
•        Armazenamento de voz para envio
•        Sistema de alimentação local

Comparação

As duas formas de telefonia demonstram duas formas bem diferenciadas de operar. Portanto atentem-se às listas de pós e contras, estabelecidas para escolher qual melhor atende à sua empresa:

Prós

Comum
•        Disponibilidade
•        Agilidade
•        Credibilidade
•        Qualidade da ligação
•        Sistema de alimentação feito pela central telefônica

IP
•        Economia de banda com supressão de silêncio
•        Baixo custo
•        Praticidade
•        Facilidade no funcionamento
•        Qualidade

Contras

Comum
•        Alto custo
•        Manutenção de alto preço
•        Falta de flexibilidade
•        Segurança falha
•        Falta de integração de recursos

IP
•        Atrasos
•        Perda de pacotes de voz
•        Sistema de alimentação local
•        O sistema, geralmente, não abrange os números de emergência
•        Possibilidade de linha cruzada

É imprescindível que a empresa analise seus objetivos e faça uma pesquisa sobre os serviços das empresas que pensa em contratar. A telefonia IP tem disparado no alcance mundial, muito pela redução de custos e flexibilidade.

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