Utilitário Fiddler: Monitoramento de Web Services

O que você está buscando?
< All Topics
Print

Utilitário Fiddler: Monitoramento de Web Services

rest

É inegável a importância que os Web Services adquiriram como meios para o intercâmbio de informações dentro das organizações. Interligando sistemas construídos nas mais variadas plataformas (como .NET, Java, PHP, Delphi, apenas para citar alguns exemplos), estes componentes permitiram a transferência em tempo real de dados entre diferentes aplicações.

Importante destacar que este processo de integração entre sistemas não ficou recluso a soluções implantadas numa Intranet, com os Web Services possibilitando, inclusive, o compartilhamento de informações entre companhias. Tudo isso foi possível graças à forte padronização em torno deste tipo de tecnologia.

Enfatizando a adoção de padrões abertos como SOAP (Simple Object Access Protocol) e, mais recentemente, de modelos de desenvolvimento como REST (sigla do inglês “Representational state transfer”, com este último privilegiando formatos como JSON e XML), os Web Services são hoje presença marcante na arquitetura de software de companhias dos mais variados segmentos. A plataforma .NET oferece desde os seus primórdios suporte à construção de serviços, com isto acontecendo num primeiro momento através do uso tecnologia ASP.NET (com o desenvolvimento de Web Services baseados em SOAP) e, nos dias atuais, por meio da criação de soluções baseadas nas tecnologias WCF e Web API.

Independentemente da forma como um serviço é implementado, é praticamente certo que em diversos momentos de sua vida útil surgirá a necessidade de se monitorar a forma como o mesmo é utilizado. Este tipo de trabalho envolverá pontos como o conteúdo das requisições enviadas ao mesmo, a origem dessas solicitações, dentre outros aspectos. Embora um Web Service possa ser adaptado para que também desempenhe estas tarefas, o uso de uma aplicação externa com tais capacidades, contribuirá para que o serviço em questão não fuja do escopo que justificou a sua concepção.

O utilitário Fiddler representa um bom exemplo de ferramenta com funcionalidades que possibilitam o monitoramento de serviços. Disponibilizado gratuitamente pela empresa Telerik, este aplicativo pode também ser utilizado em verificações envolvendo Web sites. O aplicativo Fiddler conta com recursos que viabilizam ações como:

  • O debugging/depuração de requisições enviadas a uma aplicação (site ou serviço). Estas solicitações podem ter origens diversas, como dispositivos móveis e softwares instalados em sistemas convencionais como Windows, Mac e Linux;
  • A manipulação de sessões de usuário, com a alteração do conteúdo de requisições e respostas no padrão HTTP;
  • Testes de segurança e performance;
  • A customização das funções de monitoramento, a partir da implementação de extensões baseadas no .NET Framework.

O objetivo deste artigo é demonstrar como esta ferramenta pode ser utilizada no monitoramento de Web Services. Para isto, será utilizada uma aplicação .NET construída sob o framework Web API, em conjunto com a versão 4.4.9.3 do utilitário Fiddler.

RESTful empregando a tecnologia Web API – Acessando o link: http://www.devmedia.com.br/asp-net-web-api-implementando-servicos-restful/31024 terá o material de orientação e o download.

Anterior O que é IGMP e por que eu precisaria na minha rede?
Próxima O que é DFS nos Roteadores Wireless?
Sumário
× Como posso te ajudar?