Comandos do Eseutil Exchange 2010

O que você está buscando?
< All Topics
Print

Comandos do Eseutil Exchange 2010

eseutil

Cuidado! Eseutil é uma ferramenta perigosa nas mãos erradas. Consequentemente, eu recomendo que você pratique em um Exchange Server de teste, ou então comece com um switch inócuo, como eseutil / mh.

Tendo alertado para você sobre os perigos, quero enfatizar que haverá circunstâncias em que o eseutil seja um salvador de vida.

Switches Eseutil para o Servidor Exchange 2010

Ao destacar a capitalização desta ferramenta – ESEutil, as seguintes facetas deste comando são importantes para mim:

  1. Aqui está uma ferramenta que manipula o mecanismo de armazenamento extensível (ESE);
  2. ESEutil é semelhante ao NTDSutil, que eu uso para configurar o Active Directory.

O ESEUTIL é um executável incorporado, tem três ferramentas em um. O eseutil também é insensível às maiúsculas e minúsculas.

Começando com Eseutil

Se você é novo no Eseutil, vá para o prompt de comando e navegue até a pasta Program Files \ Microsoft \ Exchange Server \ BinUma vez que esta pasta \ bin não está no arquivo “Caminho”, tenha cuidado com a mensagem de erro infame: “não reconhecido como um comando interno ou externo”. Isso não significa necessariamente que não existe eseutil no servidor Exchange, apenas que você não está executando o comando eseutil da pasta Exchange Server \ Bin.

A foto abaixo mostra a pasta de um servidor instalado com Windows Server (PT-BR)

Pesquisa usando esseutil /?

  • Eseutil /? – A melhor maneira de aprender mais sobre esses switches Eseutil.
  • Eseutil / a – (Nova opção para o Exchange 2010) O LLR replays os logs.
  • Eseutil / c – Executa uma recuperação difícil após uma restauração do banco de dados.
  • Eseutil / d – Executa uma compactação offline de um banco de dados.
  • Eseutil / g – Verifica a integridade de um banco de dados.
  • Eseutil / k – Verifica os checksums de um banco de dados.
  • Eseutil / m – Gera saída formatada de vários tipos de arquivos de banco de dados. Ex: / mh
  • Eseutil / p – Repara um banco de dados corrompido ou danificado.
  • Eseutil / r – Realiza recuperação suave para trazer um banco de dados único para um estado de desligamento consistente ou limpo.
  • Eseutil / y – Copia um banco de dados ou um arquivo de log.

Eseutil / k – Para verificar os checksums de um banco de dados

Um cenário para o Eseutil / k, é verificar um backup antes de restaurar. Usando-o, você pode verificar a integridade de informações do Exchange 2010. Outra função, é solucionar um banco de dados do Exchange 2010, após um desligamento não programado do servidor do Windows 2010. Um ponto a seguir, é que o Eseutil / k não recupera o banco de dados, pois você precisa da opção / r ou / p – mas tenha cuidado.

Eseutil / r – Para reparar arquivos de log do Microsoft Exchange 2010

Recuperação dura

Na resolução de problemas, quando forçam o motor ESE a reproduzir os logs de transações, isso é conhecido como uma recuperação dura; daí Eseutil / r.

Recuperação suave

A recuperação suave reproduz os logs – mas somente aqueles após o último ponto de controle. Se um banco de dados de caixa de correio for desmontado ou parado, os logs se acumulam. Um desses cenários de recuperação suave poderia ser um súbito desligamento da loja “suja”, o que resultaria em uma interrupção das transações.

Uma vez que a caixa de correio seja iniciada novamente, as transações não confirmadas nesses registros são gravadas no banco de dados. A remontagem da loja também desencadeia uma rotina de recuperação suave incorporada.

Controlando o arquivo Checkpoint

Com uma recuperação suave, o Exchange processa algumas transações recentes após o último ponto de controle. A recuperação suave lê as indicações no E00.chk. A partir desta informação, sabe-se qual transação compromete ou reverte, para obter o banco de dados em um estado consistente.

Quando você executa uma recuperação suave, geralmente você deseja mover (ou excluir) o arquivo do ponto de verificação. Isso porque você quer estar seguro e reproduzir todos os registros de transações. É possível controlar o arquivo do ponto de verificação durante uma recuperação suave, adicionando a opção / S ao comando de recuperação:

Eseutil / r E00 / Sd: \ checkpoint \

Cenário típico para Eseutil / r

Não execute / r apenas por diversão ou simplesmente para ver o que acontece. Eseutil / r é estritamente uma medida de emergência quando todo o resto não conseguiu que o servidor funcionasse. No entanto, se você restaurou um banco de dados do Exchange 2010, mas você não pode montar a loja, considere Eseutil / r.

Em primeiro lugar, faça o melhor de uma situação ruim e faça backup do banco de dados do Exchange como está AGORA. Em seguida, navegue até a pasta que contém os registros de transações, agora tente: eseutil / r e00 / i. Observe que a sequência / r e00 / i está correta. Isso pressupõe que seu primeiro, ou log base é e00, não um outro número. Se você tem um grupo de armazenamento com várias lojas, receio que você tenha que desmontar todas as lojas antes de executar a opção / r. Talvez isso lembra que todos os membros de um grupo de armazenamento compartilham o mesmo log de transações.

Eseutil / d – Para desfragmentar o banco de dados .edb

Eseutil / d é provavelmente o mais comum e, possivelmente, o mais seguro dos switches do eseutil. Em primeiro lugar, pense em ‘d’ para o banco de dados eseutil. Em segundo lugar, perceba que esta opção / d funciona da mesma forma que o Diskkeeper desfragmenta um disco físico. Tome o problema onde a pasta de correio do Exchange é enorme e não diminui, mesmo depois de ter excluído várias caixas de correio. Você gostaria de recuperar o espaço ocupado por elas, assim, faça logon como administrador local e execute: eseutil / d.

  • Para se preparar para eseutil / d, certifique-se de que você tenha muito espaço livre em disco, tanto quanto o arquivo de banco de dados que deseja o eseutil defrag.
  • Não é necessário interromper o serviço de armazenamento de informações, basta desmontar as lojas individuais no Exchange Management Console, depois clique com o botão direito do mouse na loja e selecione ‘Desmontar banco de dados’.
    Alternativamente, você poderia tentar um comando do PowerShell, como:
    Desmontar-Database -identity “Worcester \ First Storage Group \ Your Database”
  • Navegue na janela cmd para a pasta \ Exchange Severer \ bin e emita um comando como este:
    Exemplo: eseutil / d e: \ Exchange Server \ mdbdata \ Mailbox Database.edb (Ou outro caminho para sua loja)

Se você realmente não tem espaço livre suficiente, tente o Eseutil / d / t “f: \ temp.edb”. Onde a unidade f tem espaço livre suficiente.

Base de Dados da Fila Defrag

O procedimento de desfragmentação para um servidor de Transporte de Hub ou Transporte de Borda, é ligeiramente diferente. Como uma etapa preliminar, desmonte o banco de dados do Queue. Navegue até o snap-in Serviços do sistema operacional e pare o serviço de transporte do Microsoft Exchange. Agora, configure eseutil / d para o banco de dados.

Eseutil / p – Para reparar um banco de dados de armazenamento do Exchange corrompido

Cenário: Você precisa recuperar um banco de dados store.edb. Você tentou o último backup, mas isso não foi bom. Talvez na causa raiz esteja faltando os registros de transações correspondentes. Você pode ver a mensagem de erro: ‘Os arquivos de banco de dados neste armazenamento são inconsistentes’. Próximo passo: colete mais informações e tente eseutil / mh. Você determina que o estado é inconsistente. Depois de fazer backup do banco de dados atual, tente eseutil / p.

Acompanhe o reparo do banco de dados com Eseutil / d. Isso não só desfragmenta, mas também reconstrói índices. Finalmente, mude para o utilitário Isinteg.exe e tente: isinteg -fix. Este verificador de integridade da loja de informações pode reparar o banco de dados no nível do aplicativo.

No Exchange 2010, o Eseutil / p também pode reparar o banco de dados da fila de transporte no servidor Hub.

Anterior Atribua certificados aos serviços Exchange
Próxima Criando uma instância no AD LDS
Sumário
× Como posso te ajudar?