Contêineres do Windows

O que você está buscando?
< All Topics
Print

Contêineres do Windows

conteineres-windows

O que são Contêineres

Os contêineres são uma maneira de encapsular um aplicativo dentro de sua própria caixa isolada. O aplicativo em seu contêiner não tem conhecimento dos outros aplicativos ou processos que existem fora da sua caixa. Tudo o que é necessário para o aplicativo ser executado com êxito também reside nesse contêiner. Aonde a caixa for, o aplicativo sempre estará satisfeito, porque estará acompanhado de tudo o que é necessário para ser executado.

Assista a uma breve visão geral: Windows-based containers: Modern app development with enterprise-grade control (Contêineres baseados em Windows: desenvolvimento de aplicativos modernos com controle de nível empresarial).

Conceitos básicos de Contêineres

Os contêineres são ambientes de tempo de execução portáteis, isolados e controlados por recursos, que são executados em um computador host ou máquina virtual. Um aplicativo ou processo executado em um contêiner é empacotado com todas as dependências e os arquivos de configuração necessários. Ele tem a ilusão de que não existem outros processos em execução fora de seu contêiner.

O host do contêiner provisiona um conjunto de recursos para o contêiner e este usará apenas esses recursos. Para o contêiner, não há nenhum outro recurso além daqueles que foram recebidos e, portanto, ele não é capaz de acessar recursos provisionados para um contêiner vizinho.

Para alguém familiarizado com máquinas virtuais, contêineres podem parecer muito similares.

Os conceitos principais a seguir poderão ser úteis quando você começar a criar e trabalhar com Contêineres do Windows.

Container Host: O host do contêiner executará um ou mais Contêineres do Windows.

Imagem de contêiner: Conforme as modificações são feitas em um sistema de arquivos ou registro de contêineres, assim como na instalação de software, elas são capturadas em uma área restrita. Em muitos casos, pode ser recomendável capturar esse estado para que os novos contêineres criados herdem essas alterações.

Sandbox: Uma vez que um recipiente foi iniciado, todas as ações de gravação, como modificações no sistema de arquivos, modificações de registro ou instalações de software, são capturadas nesta camada ‘sandbox’.

Container OS Image: Essa imagem fornece o ambiente do sistema operacional. Uma imagem de sistema operacional do contêiner é imutável. Ou seja, ela não pode ser modificada.

Repositório de contêiner: Sempre que uma imagem de contêiner for criada, esta imagem e suas dependências serão armazenadas em um repositório local. Essas imagens podem ser reutilizadas várias vezes no host do contêiner. As imagens de contêiner também podem ser armazenadas em um registro público ou privado, como o DockerHub, para que elas possam ser usadas em vários hosts de contêiner diferentes.

O que é o Docker?

Ao ler sobre contêineres, você inevitavelmente encontrará menções ao Docker. O Docker é o recipiente pelo qual imagens de contêiner são empacotadas e entregues. Esse processo automatizado produz imagens (efetivamente modelos) que podem ser executadas em qualquer lugar, no local, na nuvem ou em um computador pessoal, como um contêiner.

Assim como qualquer outro contêiner, um Contêiner do Windows Server pode ser gerenciado com o Docker.

Próxima Exemplos de Comandos de Rede no PowerShell
Sumário
× Como posso te ajudar?