O que é CSMA (Carrier Sense Multiple Access)?

O que você está buscando?
< All Topics
Print

O que é CSMA (Carrier Sense Multiple Access)?

CSMA (Carrier Sense Multiple Access, ou Acesso múltiplo com detecção de portadora), no estudo de redes de computadores é um protocolo de controle de acesso ao meio, que diminui a probabilidade de colisão de quadros (nome dado ao PDU na camada de enlace, também chamado de frame) em redes com múltiplo acesso ao meio.

Quando um host quer transmitir, ele primeiro “ouve” o canal (sensoriamento da portadora) para saber se existe transmissão de dados corrente. Existindo transmissão, aguardará um determinado tempo (que pode ser aleatório ou específico). Se não existir transmissão, então, dependendo da variação do CSMA implementada, ela decidirá pela transmissão ou não.

O CSMA não evita as colisões por completo. Elas ocorrem quando há simultaneidade no sensoriamento do canal, fazendo com que dois ou mais hosts suponham não haver transmissão e as iniciam concomitantemente.

O CSMA/CD (“Carrier-Sense Multiple Acces with Collision Detection”, com detecção de colisão) é usado em redes Ethernet, presente quase todas as redes locais atuais, ele define o que acontece quando dois dispositivos detectam um canal transparente e tentam transmitir ao mesmo tempo. Ocorre uma colisão, e ambos os dispositivos param a transmissão, aguardam uma quantidade aleatória de tempo e, em seguida, retransmitem. Esta é a técnica usada para acessar o canal de rede Ethernet 802.3. Este método lida com colisões à medida que ocorrem, mas se o ônibus estiver constantemente ocupado, as colisões podem ocorrer tantas vezes que o desempenho cai drasticamente. Estima-se que o tráfego de rede deve ser inferior a 40% da capacidade de ônibus para que a rede funcione eficientemente. Se as distâncias são longas, ocorrem atrasos de tempo que podem resultar em detecção inadequada do portador e, portanto, colisões.

O CSMA/CA (“Carrier-Sense Multiple Access with Collision Avoidance”, com prevenção de colisão) é popular em redes locais sem fio (WLANs). As colisões são evitadas, porque cada nó sinaliza sua intenção de transmitir antes de fazê-lo. Este método não é popular, porque requer uma sobrecarga excessiva que reduz o desempenho.

Anterior O que é CCQ?
Próxima O que é DBMonitor?
Sumário
× Como posso te ajudar?